terça-feira, 26 de março de 2013

SIGNIFICADO DO BRASÃO DE FRANCISCO

Brasão do Papa Francisco
Brasão do Papa Francisco
O atual sumo pontífice que, antes e tudo, é o bispo de Roma, conservou basicamente, o escudo que ele já possuía como bispo na Argentina, que é um resumo de sua vida. O escudo é encimado não mais pelo chapéu episcopal ou cardinalício, mas pelo símbolo da dignidade pontifícia, a mitra (e não a tiara, como chegou a constar do escudo e uso de outros papas), entre as chaves (do Reino dos céus), que recorda o poder dado por Jesus a Simão Pedro, após sua confissão na messianidade de Jesus.
Chama a atenção que o Papa Francisco não abre mão de recordar que é um jesuíta, conservando o emblema da Companhia de Jesus (SJ), isto é, um sol com as primeiras letras, maiúsculas, do vocábulo “Jesus” em língua grega (IHS). Mas este emblema foi primeiramente elaborado pelo franciscano São Bernardino de Siena conhecido como “o Pregador do Povo”, para demonstrar seu entranhado amor pelo Salvador.
Duas outras ilustrações realçam no escudo pontifício as devoções do Papa Francisco: a Virgem Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, simbolizada pela estrela; e São José, apresentado iconograficamente pela flor de nardo. 
Uma grande expressão do escudo do Papa Francisco vem, sem dúvida, da frase que ele escolheu como brado de evangelização: miserando atque eligendo. Em língua latina a expressão assim se entende: “Olhou-o com misericórdia e o escolheu”. Não é uma citação bíblica explícita, mas é uma referência ao Evangelho de Mateus.

MUDANÇAS NA CURIA

FRANCISCO Pp. I
Papa Francisco
A espontaneidade do papa Francisco nos primeiros dias de pontificado está exigindo uma adaptação rápida do cerimonial, da diplomacia e da segurança do Vaticano a um comportamento informal e imprevisível. As surpresas deverão ser maiores a partir do momento em que ele mexer na estrutura das congregações, comissões, conselhos e outros órgãos menores da Cúria Romana, até agora sem alterações.

A reforma do governo central da Santa Sé é uma reivindicação dos cardeais, manifestada tanto em declarações públicas como nas sessões preparatórias do conclave. É certo que começará pela Secretaria de Estado, presidida pelo cardeal Tarcísio Bertone, que deverá ser substituído.

Ao contrário de Bento XVI, que anunciou a nomeação de novos auxiliares imediatamente após ter sido eleito, em 2005, Francisco preferiu manter interinamente toda a equipe do pontificado anterior, para depois fazer uma reestruturação em bloco. Os atuais prefeitos continuam nos cargos, mas sem saber se serão reaproveitados.

Daí o silêncio de alguns cardeais, enquanto não sai a reforma. O brasileiro João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, crítico da Cúria nas reuniões pré-conclave, foi muito arredio à imprensa antes da eleição de Francisco e continuou discretíssimo depois, sob a alegação de que, nesse momento, era prudente nada falar.

DOM ROSALVO

Dom Rosalvo Cordeiro de Lima-Bispo Auxiliar de Fortaleza
Nosso Querido amigo Dom Rosalvo Cordeiro de Lima completa 3 anos como Bispo Auxiliar da saudosa Arquidiocese de Fortaleza a qual muito nos alegramos por esta verdadeiro e Simpático irmão em Cristo Jesus.

CARDEAL DESMAIA

Dom Mauro Cardeal Piacenza-Prefeito da Congregação Para o Clero
 No ultimo domingo  a qual a nossa santa Igreja celebrava a Solenidade do Domingo de Ramos enquanto sua santidade Francisco presidia a celebração na Praça de São Pedro a mesma co-celebrada pelo Prefeito da Congregação Para o Clero Dom Mauro Cardeal Piacenza que surpreendeu a todos quando teve uma queda de pesão e desmaiou na praça de são pedro o mesmo que logo voltou ao normal continuou na missa e depois foi levado para o hospital Gemelli em Roma no qual o mesmo esta internado sobre cuidados médicos  na unidade de terapia intensiva cardiológica o estado do Cardeal é Boa e soe sta internado pro precauções medicas.

domingo, 24 de março de 2013

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS

Santos Óleos
 Na Quinta-Feira Santa é dia da missa dos santos óleos presidida pelos bispos Diocesanos em suas catedrais.
Horários da Celebração dos Santos Óleos em algumas Dioceses.
Arquidiocese de São Paulo- 09:00
Arquidiocese de Salvador- 08:30
Arquidiocese de Fortaleza- 08:00

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Fraternidade e Juventude
Inicia: 23 de março de 2013 em 17:00
Termina: 24 de março de 2013 em 19:00
Entrega do Sacrifício Quaresmal, fruto do jejum, abstinência e esmola solidária.
Os envelopes da Campanha da Fraternidade devem ser levados e colocados no ofertório da Santa Missa.
O ato concreto da CF se expressa pela oferta de doações em dinheiro na Coleta da Solidariedade. É um sinal real de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas, paróquias e dioceses. A coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade. O dia Nacional da Coleta da Solidariedade é realizado sempre no domingo de Ramos, que será no dia 24 de março de 2013. Os recursos da Coleta de Solidariedade são aplicados para apoiar projetos.
Assim hoje terminou a coleta dos envelopes da Campanha da Fraternidade de 2013 com o tema Fraternidade e Juventude.

MISSA DE RAMOS PRESIDIDA PELO PAPA FRANCISCO


Papa Francisco abençoa palmas na Praça de São Pedro, antes de celebrar sua primeira missa de Domingo de Ramos
Foto: GABRIEL BOUYS / AFP
Papa Francisco Abençoando os Ramos
O Papa Francisco celebrou sua primeira missa de Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, neste domingo . Em seu discurso, o Pontífice incentivou os fiéis a serem humildes e jovens de coração, enquanto dezenas de milhares de fiéis acenaram com ramos de oliveira e folhas de palmeira.
O Domingo de Ramos comemora a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, e marca o início da Semana Santa na Igreja Católica.
Durante a Celebração o Papa Afirmou sua visita ao Brasil  no mês de julho  no Rio de Janeiro sua santidade disse a seguinte frase:
“Estou ansioso pelo próximo mês de julho no Rio de Janeiro. Verei vocês naquela fantástica cidade no Brasil”
Alem de publicar a mesma mensagem em seu Twitter @Pontifex.

sábado, 23 de março de 2013

DOMINGO DE RAMOS


O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da paixão, da entrada de Jesus em Jerusalém e a liturgia da palavra que evoca a Paixão do Senhor no Evangelho de São Lucas. 

Neste dia, entrecruzam as duas tradições litúrgicas que deram origem a esta celebração: a alegre, grandiosa , festiva litrugia da Igreja mãe da cidade santa, que se converte em mímesis, imitação do que Jesus fez em Jerusalém, e a austera memória - anamnese - da paixão que marcava a liturgia de Roma. Liturgia de Jerusalém e de Roma, juntas em nossa celebração. Com uma evocação que não pode deixar de ser atualizada.

Vamos com o pensamento a Jesuralém, subimos ao Monte das Oliveiras para recalar na capela de Betfagé, que nos lembra o gesto de Jesus, gesto profético, que entra como Rei pacífico, Messías aclamado primeiro e depois condenado, para cumprir em tudo as profecias.

PAPA FRANCISCO SE ENCONTRA COM BENTO XVI

Papa Francisco se Encontrando com o Papa Emérito Bento XVI 
 O Papa Emérito Bento XVI foi pessoalmente receber o Papa Francisco no Heliporto de Castel Gandolfo ambos de vestes papais,bento XVI usava um casaco esportivo e  francisco uma mantilha.
 Seguiram para a Residencia de Verão de Castel Gandolfo a qual se dirigiram para uma capela do Palácio aonde Bento XVI queria que Francisco ficasse no lugar de gala mas o papa francisco falou a Bento XVI "Somos Irmãos" e ocuparam o mesmo genuflexório juntos.Se reuniram a portas fechadas numa sala por 45 minutos  o assuntos da conversas não foi revelado.Depois os  02 foram almoçar as imagens foram divulgadas por autorização dos 02 pontifícios.

segunda-feira, 18 de março de 2013

BULA

                                                          BULA PATRIARCAL                                               
Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer-Lavrador da Bula

 Amado Filho Joseph Mahfouz episcopo da Santa Igreja Catolica. Saude e Benção Apostolica vendo a necessidade da Vacante sede Patriarcal Oriental Graga usando de nosso supremo poder e a Congregação Para as Igrejas do Oriente te Nomeamos Patriarca Oriental Grego.
Qual que qualquer Patriarca Fora de Constatinopla poderá lhe sagrar e coroa-lo,observando a sprescrições da ordem santa Patriarcal.
Finalmente amado filho lhe desejamos que o espirito Santo Paraclito "sopre sobre vos" seu vento de força e que  Nossa Senhora do Libano vos abençõe juntamente com esta santa comunidade eclesial.
Dado Em Roma na Catedra Petrina em 18 de Março do anod a Fé do Senhor de 2013.

+Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer-Lavrador da Bula
+Alexandre Magnus Pp. I-Pontifice Maximus.   

BULA DE NOMEAÇÃO EPSICOPAL

                                   BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL                                
Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer-Lavrador da Bula

Diletissimo Filho, Corleone Kuringa  Professor e Vigário Paroquial, na  curia Romana eleito  Bispo de designa Diocese saúde e Bênção Apostólica. Nós que sucedemos o Beato Apóstolo Pedro e zelamos pela solicitude e bem de todo o Rebanho do Senhor. Certamente, somos solícitos pela Igreja Catedral  Designea Nós, seguramente,ó diletíssimo Filho, o temos na nossa mente, pois distinguiste egregiamente tanto no cuidado pastoral quanto nos dotes sacerdotais. Por isso, com o conselho da Sagrada Congregação para os Bispos e com a nossa Apostólica Autoridade te nomeamos Bispo da Diocese Designea egundo as normas do Código de Direito Canônico, que te concedem todas as faculdades para agir e, do mesmo modo, as obrigações estabelecidas, que estão vinculadas ao múnus episcopal. Concedemos-te de boa vontade que recebas a Sagrada Ordenação Episcopal, como Bispo Católico, fora da Cidade de Roma e que as prescrições litúrgicas sejam respeitadas. Antes, porém, seja feita a Profissão de Fé e, por conseguinte, o juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores, segundo as normas da Lei Eclesiástica. Ordenamos resolutamente, logo em seguida, que dês ciência desta Bula ao Clero e ao Povo da Sede Designea aos quais exortamos a fim de que te recebam com alegria e permaneçam contigo em comunhão. Finalmente, diletíssimo filho, suplicamos ao Espírito Santo Paráclito, “luz dos corações”, que te conceda os dons para sustentar os fiéis que te foram confiados, a fim de apascentar benignamente e com solícita caridade pelas palavras convincentes e muito mais com a eloquência do exemplo de uma vida de santidade. A paz de Cristo esteja ininterruptamente contigo, como também a proteção de Nossa Senhora Aparecida e, também, com esta comunidade Eclesial caríssima a nós.
Dado Em Roma na Catedra Petrina em 18 de Março do Ano da Fé do Senhor de 2013.

+Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer-Lavrador da Bula

+Alexandre Magnus Pp. I-Pontifice Maximus

BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL

                                BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL                                  
 Dom Odilo Pedor Cardeal Scherer-Lavrador da Bula

Diletíssimo Filho Dorival Martins ,Membro da Ordem da Imaculado Coração de Maria , Professor e Vigário Paroquial, na Arquidiocese Primaz do Brasil , eleito Bispo da Diocese de Jequié, saúde e Bênção Apostólica. Nós que sucedemos o Beato Apóstolo Pedro e zelamos pela solicitude e bem de todo o Rebanho do Senhor. Certamente, somos solícitos pela Igreja Catedral Primaz do Brasil.Nós, seguramente,ó diletíssimo Filho, o temos na nossa mente, pois distinguiste egregiamente tanto no cuidado pastoral quanto nos dotes sacerdotais. Por isso, com o conselho da Sagrada Congregação para os Bispos e com a nossa Apostólica Autoridade te nomeamos Bispo da Diocese Primaz ,segundo as normas do Código de Direito Canônico, que te concedem todas as faculdades para agir e, do mesmo modo, as obrigações estabelecidas, que estão vinculadas ao múnus episcopal. Concedemos-te de boa vontade que recebas a Sagrada Ordenação Episcopal, como Bispo Católico, fora da Cidade de Roma e que as prescrições litúrgicas sejam respeitadas. Antes, porém, seja feita a Profissão de Fé e, por conseguinte, o juramento de fidelidade a nós e aos nossos sucessores, segundo as normas da Lei Eclesiástica. Ordenamos resolutamente, logo em seguida, que dês ciência desta Bula ao Clero e ao Povo da Sede Primaz  aos quais exortamos a fim de que te recebam com alegria e permaneçam contigo em comunhão. Finalmente, diletíssimo filho, suplicamos ao Espírito Santo Paráclito, “luz dos corações”, que te conceda os dons para sustentar os fiéis que te foram confiados, a fim de apascentar benignamente e com solícita caridade pelas palavras convincentes e muito mais com a eloquência do exemplo de uma vida de santidade. A paz de Cristo esteja ininterruptamente contigo, como também a proteção de Nossa Senhora Aparecida e, também, com esta comunidade Eclesial caríssima a nós.
 Dado Em Roma na Catedra Petrina em 18 de Março do ano do Senhor da Fé de 2013.

+Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer-Lavrador da Bula
+Alexandre Magnus Pp. I-Pontifice Maximus

TARCISIO BERTONE CONTINUA NA SECRETARIA

Dom Tarcisio Cardeal Bertone,SDB

O Papa Francisco se encontrou na manhã desta segunda   com o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, segundo  Lombardi.

Francisco havia confirmado a permanência de Bertone no cargo.
O pontífice argentino também se encontrou, na noite de domingo, com o superior da Ordem dos Jesuítas, o padre espanhol Adolfo Nicolás. O novo Papa também é sacerdote da ordem dos jesuítas.