sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

NOTICIA URGENTE!


João Paulo II será santo em outubro

Não se pode afirmar perentoriamente que a canonização vai ter lugar este ano, até porque ainda há diversos trâmites a percorrer, mas é possível." A afirmação é do cardeal português D. José Saraiva Martins, prefeito- -emérito da Congregação para as Causas dos Santos, ontem, ao Correio da Manhã, a propósito da notícia da agência católica polaca KAI, que assegurava a canonização de João Paulo II para outubro deste ano.
Por:Secundino Cunha


Segundo a agência, que é chefiada por uma comissão de bispos polacos, "têm sido confirmadas diversas curas inexplicáveis, atribuídas à intercessão do beato João Paulo II, o que torna óbvia a canonização no próximo mês de outubro".
Ainda segundo a KAI, Bento XVI deve convocar "um consistório de emergência" para março, a fim de ouvir os cardeais sobre o assunto, e anunciar a decisão de canonizar Karol Wojtyla "na Semana Santa".
Já em março de 2012, o postulador da causa, Slowomir Oder, tinha referido uma cura milagrosa, ocorrida poucos dias após a beatificação, a 1 de maio de 2011, como "forte possibilidade" de milagre. De resto, fonte da Congregação para as Causas dos Santos assegura ao CM que "há relatos de milagres oriundos dos quatro cantos do Mundo, incluindo de Portugal".
A mesma fonte indica que, "em análise profunda", estão cerca de "vinte milagres", atribuídos a Wojtyla. 

"Falta opinião dos médicos"
O cardeal D. José Saraiva Martins admite que é possível a canonização de João Paulo II ainda este ano, mas diz que não é líquido que isso venha a acontecer. "Ainda falta a opinião dos médicos da Congregação, que são cerca de 70, e que têm de confirmar que a cura foi imediata, completa e duradoura e que não tem explicação à luz da ciência atual. E este aspeto é fundamental", diz ao CM o prefeito-emérito da Congregação para as Causas dos Santos. "Se os médicos confirmarem o milagre, o processo é analisado por uma comissão de teólogos, que terá de provar o nexo de causalidade, ou seja, que a cura foi, de facto, por intercessão de João Paulo II. O tempo é apertado, mas a Deus nada é impossível", afirma o cardeal português. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário