terça-feira, 26 de março de 2013

SIGNIFICADO DO BRASÃO DE FRANCISCO

Brasão do Papa Francisco
Brasão do Papa Francisco
O atual sumo pontífice que, antes e tudo, é o bispo de Roma, conservou basicamente, o escudo que ele já possuía como bispo na Argentina, que é um resumo de sua vida. O escudo é encimado não mais pelo chapéu episcopal ou cardinalício, mas pelo símbolo da dignidade pontifícia, a mitra (e não a tiara, como chegou a constar do escudo e uso de outros papas), entre as chaves (do Reino dos céus), que recorda o poder dado por Jesus a Simão Pedro, após sua confissão na messianidade de Jesus.
Chama a atenção que o Papa Francisco não abre mão de recordar que é um jesuíta, conservando o emblema da Companhia de Jesus (SJ), isto é, um sol com as primeiras letras, maiúsculas, do vocábulo “Jesus” em língua grega (IHS). Mas este emblema foi primeiramente elaborado pelo franciscano São Bernardino de Siena conhecido como “o Pregador do Povo”, para demonstrar seu entranhado amor pelo Salvador.
Duas outras ilustrações realçam no escudo pontifício as devoções do Papa Francisco: a Virgem Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, simbolizada pela estrela; e São José, apresentado iconograficamente pela flor de nardo. 
Uma grande expressão do escudo do Papa Francisco vem, sem dúvida, da frase que ele escolheu como brado de evangelização: miserando atque eligendo. Em língua latina a expressão assim se entende: “Olhou-o com misericórdia e o escolheu”. Não é uma citação bíblica explícita, mas é uma referência ao Evangelho de Mateus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário